Em reunião online de discussão foi realizada a 13ª sessão de briefing pós-coronavírus, das 9h às 10h30, desta quarta-feira (9). O encontro foi mediado por Yuki Furuki, diretor de pesquisa econômica e projetos do escritório da Jetro em São Paulo, promotora do encontro, juntamente com a Câmara e com a cooperação do Consulado Geral do Japão em São Paulo, e contou com 58 participantes.
No início, Sota Watanabe, vice-cônsul do Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo, prestou informações sobre a vacinação de japoneses residentes no exterior no momento do retorno temporário ao Japão. Também sobre o Seminário sobre segurança e prevenção pelo cônsul do Setorial de Segurança, Yoshiyuki Nakatani e pelo médico Shinji Harada, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, no dia 24 de junho, a partir das 18h, promovido pela Comissão de Coordenação Geral da Câmara.
Anna Matsumoto, pesquisadora do escritório da Jetro México, abordou sobre "Últimas tendências econômicas do México". Ela disse que o presidente Andrés Manuel López Obrador, também conhecido como AMLO, que assumiu o cargo em dezembro de 2018, busca uma política socialista mexicana tradicional. Explicou sobre a quarta transformação, no conteúdo do discurso anual em setembro do ano passado, a revisão da indústria de energia, revisão da lei de hidrocarbonetos, legislação trabalhista, política comercial multilateral do México, um país que promove acordos de livre comércio, impacto do USMCA substituindo o NAFTA nas empresas japonesas, Acordo de Complementação Econômica Nº 55 (ACE 55), firmado entre o Mercosul e o México, os resultados das eleições de meio de mandato realizadas em 6 de junho e as perspectivas para futuras forças políticas.
Em termos de condições econômicas, mudanças no crescimento do PIB em cada trimestre desde 2015, mudanças no crescimento do PIB por indústria, condições na indústria automobilística que foram significativamente afetadas pela pandemia da Covid-19, mudanças na inflação, tendências de consumo e condições de emprego. Em 2021 e 2022, perspectivas macroeconômicas, taxa de crescimento do PIB, inflação, previsão de criação regular de empregos. Na sessão de perguntas e respostas, foram mencionadas as tendências da indústria mexicana de serviços alimentícios após a pandemia da Covid-19 e as perspectivas para a reforma tributária.
